Sistema de bombeamento para o Lago de Sobradinho prestes a sair do papel

0
3

miguel

A situação do Lago de Sobradinho, que está com a capacidade em torno de 10%, foi o principal tema de uma reunião articulada pelo deputado Miguel Coelho com o governador Paulo Câmara e o superintendente da Codevasf, Luciano Albuquerque. O encontro ocorreu, nesta terça-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas e trouxe como novidade a participação do Governo do Estado para agilizar o processo de instalação do sistema de captação de água com bombas flutuantes.

A notícia foi comemorada pelo deputado estadual Miguel Coelho, que acredita que a intervenção já começa a sair do papel neste mês. “Conversamos com o governador e mostramos a preocupação alarmante com a situação de Sobradinho. Paulo Câmara nos assegurou que vai entrar com os recursos que faltavam para executar o projeto e com isso, acreditamos que ainda este mês, a Codevasf inicia os trabalhos.”

Para executar o sistema de flutuantes, são necessários cerca de R$ 38 milhões. O Governo Federal já tinha garantido a maior parte dos recursos e agora o Estado complementará os investimentos para a instalação das bombas que farão a captação das águas em Sobradinho. “O superintendete da Codevasf nos adiantou que a verba já está liberada pelo Ministério da Integração e com essa sinalização do Governo do Estado, o projeto poderá ser executado com maior agilidade”, explicou o deputado.

A instalação do sistema de flutuantes vem sendo discutida desde o ano passado para evitar que a captação de água, principalmente, para os perímetros irrigados do Vale do São Francisco fique inviabilizada. “Essa obra vai dar mais tranquilidade aos produtores e ao restante da população, pois a fruticultura irrigada é um dos motores da economia do Vale do São Francisco e fonte de sustento para milhares de pessoas”, argumentou Miguel.​