Atendendo a convocação da Mesa diretora da Câmara de vereadores, o diretor administrativo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova (SAAE), Fredson Costa, o popular Fred da Colônia, prestou esclarecimentos à população, na sessão ordinária ocorrida nesta semana, sobre a adequação na tarifa de água.
Em sua participação, Fred voltou afirmar que a adequação, dada por decreto pelo prefeito Wilson Cota, foi necessário para equilibrar as contas da autarquia municipal que há seis anos praticava a mesma tarifa. O diretor esclareceu várias situações que a autarquia vem enfrentando há anos. “Em 2013, encontramos o SAAE em situação degradante, dividas com o INSS, plano de saúde, energia, atraso aos fornecedores e, acima de tudo, oferecendo água ruim. Arrumamos a casa, fizemos vários investimentos para mudar essa realidade”, ressaltou.
“Ofertar água de qualidade é nosso compromisso. A população não pode voltar a ter água ruim como ofereciam no passado. O SAAE precisa garantir a qualidade e continuar os investimentos e, por isso, a adequação do valor da tarifa à nova realidade econômica foi necessária”, pontuou Fred. Na oportunidade, cada vereador recebeu o relatório mensal das analises que atestam a procedência da água.
A presença de Fred na sessão para a sabatina foi elogiada pela maioria dos vereadores. O presidente da Casa, José Eduardo, agradeceu a atenção do diretor da autarquia com o poder Legislativo. “É a nossa obrigação prestar esclarecimentos. Entendo a preocupação dos nobres edis. Não temos nada a esconder e, por isso, estamos aqui. O SAAE está aberto para toda população para ir saber das contas, planilhas e ações. Somos nós que agradecemos”, comentou o gestor.
Para uma platéia de funcionários da autarquia, Fred da Colônia, tranquilizou os servidores quanto aos boatos de possível privatização do sistema. “O prefeito Wilson Cota nos disse que não tem essa intenção. O que houve foi um estudo da Embasa sobre nosso sistema para troca de informações. O SAAE de Casa Nova é do povo!”. A fala de Fred foi endossada pelos vereadores da bancada governista.
Fred também ressaltou o acordo feito com o sindicato da categoria, onde o SAAE se compromete em conceder 10% de reajuste em duas parcelas, além de reafirmar o compromisso em fazer a manutenção da lagoa de decantação da Cohab Velha. “Essas ações precisam ser continuadas e com o orçamento antigo era inviável. Vamos continuar com água de qualidade e ampliando os investimentos como fizemos em Santana com mais de 200 metros de rede coletora e mais de 700 metros no bairro João e Maria em rede de abastecimento”, assegura.