O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Casa Nova, SAAE, está em fase de implantação do sistema de coleta de leitura com emissão simultânea de conta de água. Através do novo sistema, a fatura de consumo já é emitida no ato da leitura do hidrômetro, por meio de um leitor digital de dados e uma impressora, ambos portáteis.
“Com o sistema antigo, os leituristas tem que percorrer as ruas para registrar o consumo dos hidrômetros manualmente, retornar ao escritório para digitalizar os dados e só depois entregar as contas de água. Com o novo sistema, ganharemos em agilidade do serviço prestado a população. Já adquirimos quatro aparelhos de leitura e as impressoras portáteis. A busca por novas tecnologias faz parte do modelo de gestão implantado. Inovar é um dos nossos lemas”, comenta Fredson Costa, o popular Fred da Colônia, diretor da autarquia municipal.
A implantação do sistema acontecerá em etapas por toda cidade começando pela sede, em rotas, e, de acordo com Samuel Mendes, responsável pelo setor, a meta do SAAE é até outubro cobrir os distritos. “A modernidade e racionalização desse processo diminui o custo em diversos setores administrativos da autarquia, além da agilidade e da transparência para o consumidor”, pontua Samuel. Fred da Colônia ressalta que a economia feita será reinvestida no sistema de abastecimento.
O funcionário do SAAE chega ao imóvel, digita os números referentes à leitura do hidrômetro e, em seguida, faz a impressão da conta de água e entrega ao morador. “Essa nova medida faz com que os casos de dúvidas de leitura sejam minimizados, agilizando os serviços e o nosso trabalho”, ressalta o leiturista João Batista. Novidade agradou aos clientes. Fábio Silva dos Anjos elogiou a nova tecnologia. “Muito bom. Temos um controle maior e uma comodidade de receber as contas. A ideia foi excelente”.