3ª Conferência Municipal de Juventude em Juazeiro focou os avanços do governo nas políticas públicas para os estudantes

0
2

conferencia

Realizada em Juazeiro a 3ª Conferência Municipal de Juventude, reunindo mais de 500 jovens, estudantes de escolas da comunidade, lideranças políticas, representações sociais e de movimentos culturais e de vários segmentos institucionais do Município. O tema central amplamente debatido entre os jovens este ano é “As várias formas de mudar o Brasil”, que ainda será discutido em outras etapas da conferência, como a Territorial, a Estadual e a Nacional.

A Conferência foi realizada no Complexo Multieventos da UNIVASF e contou também com a participação na abertura do Afoxé Filhos de Zaze, mostrando toda a sua cultura afro e envolvendo os participantes em sua maioria jovens de diversas identidades culturais. Estudantes do CODEFAS, uma das unidades de ensino que receberam as etapas preparatórias, estavam presentes representando a instituição e os seus interesses enquanto juventude.

Também participando da Conferência Municipal o movimento Levante Popular da Juventude, que em Juazeiro já mostrou o quanto é atuante e como defende as suas bandeiras de luta. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais também se fez presente, e o presidente da Comissão de Juventude da Câmara de Vereadores, vereador Agnaldo Meira, que discorreu sobre sua atuação em favor da juventude no Legislativo.

Os diversos segmentos da sociedade civil estavam bem representados na Conferência Municipal de Juventude, que ouviram atentamente e também cobraram através de suas manifestações e demandas eleitas, mais atenção para a segurança, para o transporte, entre outras, que divididas em 05 grupos foram debatidas durante toda à tarde de terça-feira.

O presidente do Conselho Estadual de Juventude, Agnaldo Almeida, saudou a todos os presentes, lembrando da importância de se discutir e manter a participação nas outras etapas da conferência. Entre outras autoridades presentes, como vereadores e secretários municipais, o vice-prefeito de Juazeiro, Francisco Oliveira fez um discurso em favor do governo Dilma, seguido pelo apoio dos demais oradores na abertura oficial, destacando as políticas públicas para a juventude e para a classe estudantil de Juazeiro, lembrando principalmente como era a educação superior e técnica no Município, antes dos governos de Lula e Dilma Rousseff.

O comparativo em número e qualidade dos investimentos governamentais, levantado por Francisco, chamou a atenção de toda a juventude presente, que além de discutir “As várias formas de mudar o Brasil”, com o poder público e a sociedade civil, não deixou de reconhecer os avanços na educação e no social nos últimos 12 anos.