Nesta terça-feira (11), Pernambuco vivenciou o Dia do Adolescente. A lei estadual tem como autor o deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE. Mesmo inserida no calendário oficial do estado, o governo estadual ainda não colocou em prática atividades que façam valer a nova lei. O texto indica a realização de atividades a serem desenvolvidas na data como campanhas, palestras, sessões especiais no Poder Legislativo estadual tendo o foco o adolescente sendo ele ouvinte ou palestrante, entre outras atividades.
Segundo o parlamentar, o que o motivou a apresentar a proposta foi determinar uma data em que sejam trabalhadas atividades, discussões e ações voltadas para essa parcela da população pernambucana que nessa fase da vida está saindo da infância e merece toda a atenção.
“O fato de trabalhar a conscientização de adolescentes faz da proposta um objeto importante de desenvolvimento de ações voltadas para esses jovens que estão deixando de ser criança e partindo para a juventude, numa transição de vida que merece a atenção de todos”, explicou o deputado.
O Dia do Adolescente tem como foco de discussão temas como bulling, incentivo à prática de esportes para combater entre outros problemas na adolescência, a obesidade; orientar sobre a importância de uma alimentação saudável, orientação sexual, promoção de segurança pessoal, a importância da politização e a conscientização de jovens sobre os perigos das drogas lícitas e ilícitas, entre outras discussões.