Em Petrolina, Presidente do TJPE fala sobre justiça brasileira em palestra

0
3

palestra

O auditório principal da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) ficou lotado, nesse fim de semana para a palestra com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Frederico Ricardo Neves. O evento fez parte das comemorações dos 10 anos do curso de Direito e contou com a presença de estudantes, juízes e desembargadores do Estado.

Antes da palestra, o presidente do TJPE foi recebido pelo presidente da Facape, Rinaldo Remígio, e pelo diretor administrativo/financeiro da autarquia, Alessandro Brito. Eles conversaram sobre a importância e os resultados do curso de Direito da faculdade, destacando ainda as parcerias e o bom relacionamento entre as instituições.

“A Facape possui uma unidade da Câmara da Conciliação do TJPE, fruto de uma parceria que tem gerado ótimos resultados. Além de proporcionar atendimento gratuito à população, nossos estudantes têm mais um espaço para colocar em prática o que veem em sala de aula. Esse relacionamento estreito que a Facape possui com as instituições aproxima também os futuros profissionais do mercado de trabalho”, disse o professor Remígio.

Palestra

A palestra teve com tema ‘Tribunal de Justiça e o Judiciário Brasileiro’. O presidente do TJPE falou ainda sobre diversos assuntos, como a crise econômica, sua experiência como magistrado e a necessidade de expandir os direitos assegurados pela Constituição Federal a todos os brasileiros.

“Já possuímos a legislação, agora necessitamos iniciar uma fase de buscas, de garantir a todos os cidadãos os direitos assegurados pela Constituição Federal. Precisamos fortalecer o espírito da solidariedade, voltar mais o nosso olhar para quem está ao nosso lado”, afirmou.

Também participaram da palestra, acompanhando o presidente do TJPE, o diretor do Fórum de Petrolina, juiz e professor da Facape, Josafá Moreira; os desembargadores Ulisses Viana e Carlos Moraes; e a coordenadora do Colegiado de Direito, Francisca Tenório.