Prefeito Isaac se reúne com poder público e produtores de perímetros irrigados de Juazeiro e Petrolina

0
0

isac

No final da tarde desta quinta-feira, 06, o prefeito de Juazeiro se reuniu com produtores dos perímetros irrigados do município e de Petrolina para debater a situação da crise hídrica no Vale do São Francisco. O superintendente da Codevasf em Juazeiro, Alaor Granjeon, também esteve presente, além do representante do prefeito de Petrolina, o secretário Geraldo Junior e dos vereadores juazeirenses, Agnaldo Meira, Anderson Alves e Eduardo Lopes.

Buscando uma pauta comum para sensibilizar as instituições governamentais na obtenção de recursos para manter a produção agrícola, o prefeito Isaac ouviu as argumentações dos produtores e a questão principal ficou definida: água. “Em resumo é isso. Precisamos unir forças políticas para que consigamos o mais rápido possível solucionar essa situação. A agricultura irrigada merece um olhar especial, pois é a base econômica da nossa região”, declarou Isaac Carvalho.

Assim como ressaltou o prefeito Isaac, ficou definido que é preciso promover uma mobilização política e social. O representante da Prefeitura de Petrolina, Geraldo Junior, disse que esse encontro evidencia a interação entre as duas prefeituras. “Tem sido uma interlocução muito significativa para as duas cidades e para o Vale. Procuramos encontrar, conjuntamente, com os produtores caminhos para que nós possamos encontrar soluções. E esse tipo de ação fortalece o Vale”.

O presidente do Instituto da Fruta de Juazeiro, Ivan Pinto, foi contundente. “Essa reunião de hoje reforçou a necessidade de uma ação política e uma ação popular. Senão teremos sérias conseqüências”, disse. O gerente executivo do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, Paulo Sales, disse sair satisfeito com a pauta debatida e os encaminhamentos. “O grupo está muito coeso. O poder público, tanto de Petrolina quanto de Juazeiro, entende essa necessidade. A palavra de ordem agora é agilidade nas ações”, enfatizou.

Os poderes públicos agora buscarão reuniões em Brasília para tratar sobre a gestão das barragens, mais especificamente sobre a vazão em Três Marias e Sobradinho, além de pleitear a publicação do edital para obtenção de recurso para a construção dos flutuantes.