Políticas de restauração ambiental são discutidas em encontro com o secretário de Meio Ambiente da Bahia

0
1

meio

O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) de Juazeiro, Agenor Souza, participou na noite desta quinta-feira (06), na Câmara de Vereadores de Juazeiro, de reunião com o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler. Na ocasião, foi discutida a articulação das políticas de restauração ambiental na região.

Questões estruturantes que envolvem atividades voltadas ao meio ambiente, a exemplo da criação de uma agenda de projetos visando a economia florestal diversificada e o equilíbrio da biodiversidade na região também foram pautas do encontro. O secretário de Meio Ambiente do Estado, colocou que a prioridade e preocupação é incentivar uma cultura de preservação e restauração das matas ciliares, da água, do solo e riachos. “Essa discussão não se refere ao Salitre ou ao Rio São Francisco em particular, mas ao território baiano, e a nossa proposta é aproximar a agenda do Estado com o Município”, completou Eugênio Spengler.

Diante das questões levantadas pelos presentes, foram abordadas sugestões de recuperação das nascentes, das áreas suscetíveis a desertificação do solo e áreas de espécies ameaçadas. Foram citadas ainda, leis de pagamentos por serviços ambientais que prevê compensação para quem mantém práticas sustentáveis, além do uso econômico da grande maioria das bacias de captação de reservatório de água.

O secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP), Agenor Souza, demonstrou satisfação com o encontro: “Está aberta a discussão, e isso demonstra que o governo está buscando melhorias, principalmente na área ambiental que envolve a sustentabilidade”, disse.

Estiveram presentes no plenário representantes de associações, legislativo, secretários de governo e o vice-prefeito, Francisco Oliveira, que julgou a reunião um momento importantíssimo. “A vinda do secretário é prova de que o governo está preocupado com as questões ambientais da região. Torcemos para que essa discussão seja materializada”, observou o vice-prefeito.