Fernando Bezerra destaca que Porto Digital incentiva “economia criativa” em Petrolina e Caruaru

0
1

fernando

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) destacou nesta segunda-feira, (3), na Tribuna do Senado, a expansão do Porto Digital para os municípios pernambucanos de Petrolina e Caruaru. Instalado em Recife há 15 anos, o Porto contará com mais dois “armazéns da criatividade” no interior do estado, estimulando a inovação no Agreste e no Sertão de Pernambuco.

O Porto Digital é uma engrenagem que envolve instituições de ensino, governo e iniciativa privada, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras. “Um centro com a habilidade de manejar vários setores da economia criativa, na computação, comunicação, designer e artes”, destacou Fernando Bezerra.

Criado por um grupo de professores da Ciência da Computação, que decidiu que o Nordeste brasileiro não perderia mais profissionais para outros centros de formação pelo país e o mundo, o Porto Digital foi concebido para ser um polo de tecnologia, com a capacidade de manter talentos que saiam das universidades como também profissionais dispostos a pensar e inovar.

“O Porto Digital é uma realidade e um grande orgulho para todos nós, nordestinos”, afirmou o senador. “Um arranjo produtivo inovador, que gera empregos qualificados para quase oito mil pessoas e tornou-se referência nacional”, acrescentou Bezerra Coelho.

Mais de 250 empresas estão ancoradas no Porto Digital, que atualmente ocupa uma área de aproximadamente 150 hectares, na região central de Recife. Gerado na Universidade Federal de Pernambuco, o Polo foi instalado em uma área até então degradada da capital pernambucana, que vem sendo revitalizada em aspectos urbanísticos, imobiliários e de recuperação do patrimônio histórico.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Desde a fundação do Porto Digital, em 2000, mais de 50 mil metros quadrados de imóveis históricos foram restaurados em toda a extensão territorial do parque tecnológico. Os investimentos para a revitalização, de acordo com Fernando Bezerra Coelho, chegam a R$ 90 milhões.

Durante o pronunciamento, o senador lembrou que a ideia do Polo Digital foi apoiada pelo então governador de Pernambuco, o hoje deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Segundo destacou Fernando Bezerra, os impostos foram diferenciados e o governo, à época, investiu na melhoria da infraestrutura do bairro, dotando a região com dez quilômetros de fibra ótica e internet rápida.

“Estas ações possibilitaram que grandes corporações, como Microsoft, IBM e HP, por exemplo, pudessem chegar ao Porto Digital”, afirmou. “Lembro que, ano passado, a Fiat anunciou que irá abrir, em Recife, um centro de design, pesquisa e tecnologia. Será o quinto, no mundo, da fábrica italiana. E um dos fatores que motivou a Fiat a escolher a capital pernambucana foi justamente o Porto Digital”, reforçou o senador.

Fernando Bezerra Coelho destacou, ainda, a “participação decisiva” do ex-governador Eduardo Campos: “que trabalhou firmemente para que a Fiat fosse para Pernambuco e incentivou de maneira direta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação científica no estado”.