A equipe do setor de corte e ligações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esteve durante toda a semana intensificando a ação de combate as ligações irregulares – conhecida popularmente como “gatos” -, de água na cidade, em vários bairros de Juazeiro. De acordo com o chefe do setor, Fernando Brito Júnior, só nesse período foi retirado uma média de 50 ligações indevidas.
A ação criminal, segundo o órgão, representa grandes prejuízos, principalmente na perda significativa de água, tempo de serviço, e financeiro, visto que impõem ações efetivas de reparo de rede, conserto de vazamentos, entre outros. “Continuaremos com a fiscalização das ligações irregulares, como também as clandestinas em todos os bairros de Juazeiro. É necessário que os usuários compreendam que essa é uma atitude criminosa e acaba prejudicando toda a população, como também ao SAAE, nos impedindo de investir em mais melhorias no abastecimento de água”, colocou a diretora comercial da autarquia, Tarcila Gomes.
O regulamento dos serviços públicos de água prevê multa e penalidades judiciais para quem executa ligações clandestinas ou fornece, de maneira irregular, água para outros. De acordo com o artigo 155 do Código Penal, furtar água é crime e o infrator, além de ser penalizado com multa de R$ 350,00 ainda pode pegar pena de um a quatro anos de prisão pela infração.
Os usuários que se sentirem prejudicados podem fazer a denuncia ao SAAE pelos telefones (74) 3614-9800/ 9848. Não precisa se identificar.