Uma mina de cobre descoberta no distrito de Pinhões turbinará ainda mais o potencial socioeconômico de Juazeiro nos próximos anos. A exploração do minério em solo juazeirense vai gerar um investimento de aproximadamente R$ 400 milhões, declarou o diretor de Operação da Mineração Caraíba, Manoel Valério de Brito, ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Neiva.
O projeto Vermelhos, como foi batizada a mina de lavra subterrânea, tem capacidade estimada em 3,2 milhões de toneladas de sulfetado de cobre e deve entrar em operação em 2016, gerando quase 800 empregos (diretos e indiretos) até a produção efetiva do minério. “A vida desse empreendimento é superior a cinco anos”, acrescentou o diretor da mineradora.
Agora a idéia é alinhar os projetos [do município e da mineradora] desenvolvidos na região de Pinhões. “Está prevista a construção de 30 km de asfalto pela Caraíba entre a planta mineral e a BR 235. Fica claro que a BR 235 encoraja investimentos grandiosos, como essa mina, porque estrada boa é indispensável para escoamento de qualquer produto”, frisou Carlos Neiva.