“Os Estados Unidos importam anualmente do Vale do São Francisco, 24 mil toneladas de manga. Nossa meta é aumentar o consumo e dobrar o valor da manga nos próximos 10 anos”. Esta foi uma das melhores notícias anunciadas nesta terça-feira (21), em Petrolina – PE, durante o IX Workshop da National Mango Board – NMB no Vale do São Francisco, promovido pela Valexport e a National Mango Board – organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Quem anunciou a boa nova, a um público formado basicamente por produtores, associações, cooperativas e exportadores de manga da região, foi o diretor executivo da National Mango Board Manuel Michel. Com tradução simultânea (português/espanhol), o executivo falou ainda dos planos, programas e iniciativas estratégicas que vem sendo desenvolvidas para promover o conhecimento e o consumo da manga no mercado americano.
Durante o evento, o diretor de marketing da Valexport Caio Coelho, destacou a importância do workshop para a região, enfatizando que o Vale do São Francisco possui 21 mil hectares de manga, que produzem anualmente cerca de 500 mil toneladas, com receita aproximada de R$ 800 milhões. Desta produção, 24.8% das frutas são destinadas ao mercado externo, com destaque para Europa (80 mil toneladas) e os Estados Unidos que recebem por ano 24 mil toneladas de manga.
Um grande público, que lotou o auditório do Quality Hotel, também pôde conferir durante o primeiro dia, uma série de outros temas, a exemplo do Programa de Nutrição e Saúde Através dos Benefícios da Manga, apresentado pelo diretor de Pesquisas da NMB Leonardo Ortega. O diretor de Serviços Tecnológicos e Consultoria, Tecnologia de Alimentos e Nutrição do México Sergio Nieto Montenegro falou sobre a nova Lei FSMA (Food Safety Modernization Act), de segurança dos alimentos e do kit de treinamento em práticas de limpeza e desinfecção em packing house de manga.
Moscas- das-frutas
Também do México, o Workshop trouxe o representante do INIFAP Mário Miranda. O pesquisador disse que moscas-das-frutas é uma das 10 pragas mais temidas hoje no mundo. Detalhando como o México vem lidando com este problema, Mário Miranda explicou os métodos da zona livre, áreas de baixa prevalência, de controle ou supressão, fazendo ao final uma breve comparação com o programa de moscas-das-frutas do Brasil.
E encerrando o ciclo de palestras, ospesquisadores da Embrapa Semiárido Welson Lima Simões e Luiz Henrique Bassoi, apresentaram o tema uso eficiente da água no cultivo da mangueira. Lembrando os recursos hídricos disponíveis, os pesquisadores falaram do uso racional e da utilização de técnicas apropriadas em manejo da água, do solo e do cultivo nos pomares.
O IX Workshop da National Mango Board – NMB no Vale do São Francisco, prossegue na manhã desta quarta-feira (22), a partir das 8h, com o minicurso Interpretação de Análise de Solo e Recomendação de Adubação, que será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido Magnus Dall’Igna Deon, com participação da coordenadora técnica do LASP Michelle Rocha. Também no mesmo horário, será oferecido o minicurso Manejo Integrado de Ceratitis Capitata em Pomares de Manga. A instrutora será a também pesquisadora da Embrapa Semiárido e especialista em controle biológico Beatriz Jordão Paranhos.