Ilha do Pontal em Lagoa Grande sediará I Semana da Agricultura Familiar

0
4

semana

Com uma produção voltada para a agricultura familiar, a Ilha do Pontal em Lagoa Grande se destaca pela produção de frutas tropicais como: maracujá, acerola, banana, coco, goiaba, laranja, limão, mamão, manga, melancia, melão, pinha, romã, uva entre outros produtos. É diante desse contexto e com a prerrogativa de integrar conhecimento a experiência diária, que alguns assentados estão organizando a I Semana da Agricultura Familiar da Ilha do Pontal, que começa nesta segunda (13) até o sábado (18) e durante todos esses dias acontecerão cursos, palestras e oficinas em vários espaços da Ilha.

A agricultura familiar não é uma prática nova, pelo contrário constitui-se de uma atividade onde o pequeno agricultor pratica em seu próprio estabelecimento produções agrícolas, que podem ser consumidas e comercializadas. Esta prática embora antiga só foi reconhecida e denominada como tal pela Lei 11.326 de 24 de julho de 2006, trazendo assim a realidade do campo, as dificuldades, e a importância de valorizar a produção agrícola, pois, essa ainda é uma das formas de plantio que coloca os alimentos nas mesas dos brasileiros.

A Ilha Grande do Pontal foi instituída desde 1992 e atualmente contêm 169 assentados e suas respectivas famílias, produzindo diariamente frutas, cereais, horticultura e tubérculos (macaxeira e batata – doce). “Com características tão marcantes nós percebemos que a evasão rural vinha acontecendo com frequência, já que a juventude não se interessa pela vida na roça, e aí veio a ideia de fazer essa semana de integração de conteúdos diversificados e atrativos ao nosso público relativamente juvenil, e aí muitos cursos culturais e de pesquisa na área rural serão ofertados durante a semana juntamente com exposições e ações das várias secretarias de Lagoa Grande”, garante Antônio Adriano Conrrado, um dos organizadores do evento.