Nesta quinta-feira (11), crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS, do bairro Itaberaba, participaram do lançamento da Campanha “Não ao Trabalho Infantil e Sim à Educação de Qualidade”, no Mercado do Produtor, em Juazeiro.
As crianças fizeram apresentações de jogral e cantiga de roda, evidenciando a importância dos direitos da infância. “Lugar de criança é na escola, vamos dar um cartão vermelho para o trabalho infantil”, disse o estudante João Lucas.
A secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, Célia Regina Carvalho falou que o objetivo da campanha é sensibilizar e buscar o apoio de empresas, instituições, imprensa e da sociedade em geral para esta realidade existente no município. “Com o trabalho realizado por nossa equipe de profissionais do Creas, já conseguimos reduzir o trabalho infantil aqui no Mercado do Produtor, mas precisamos intensificar na zona rural, onde temos os maiores índices, e contar com o apoio da população para denunciar os casos. Vamos assumir o compromisso em participar da luta em defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes e dizer não ao trabalho infantil”, convocou a secretária.
Representando o Núcleo de Atenção Psicossocial, da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Marli Carvalho evidenciou que é considerado trabalho infantil aquele feito por pessoas com menos de 18 anos, com exceção do “trabalho do adolescente” ou aprendiz, que é permitido a partir dos 14 anos, desde que se obedeça a legislação. “Todos nós temos o dever de combater qualquer tipo de trabalho infantil, lugar de criança é na escola. Convocamos cada cidadão a fazer sua parte”, disse Marli.
“A Saúde tem o papel de coibir o trabalho infantil, que pode desenvolver nas crianças problemas físicos, psicológicos e intelectuais. Vamos dizer sim a educação de qualidade e não ao trabalho infantil”, ressaltou Orlando Freire do Núcleo Regional de Saúde.
A Gerente de Proteção Especial, Fátima Carvalho agradeceu as equipes dos CRAS, Creas e parceiros. “De 2012 para cá já conseguimos reduzir os números de casos de trabalho infantil em Juazeiro, isso se deve ao trabalho incansável realizado diariamente pela equipe da SEDIS. Obrigada ao prefeito Isaac e a secretária Célia Regina por nos apoiar nesta luta. Vamos realizar ações nos bairros, no Centro da cidade e nos Distritos até 30 de junho”, informou Fátima.
“Devemos intensificar este trabalho durante todo o ano, principal aqui no Mercado do Produtor que tem um fluxo muito grande de pessoas. Solicitar aos permissionários do Mercado que venha fazer parte dessa luta”, finalizou o diretor do Mercado do Produtor, Sirley Bandeira.