A Secretaria de Saúde de Lagoa Grande-PE v realiza até amanhã (12), na Unidade Básica de Saúde do bairro Chafariz, uma ação para combater a hanseníase, vírus transmitido através das vias respiratórias (Pela fala), caracterizada por manchas na pele com queda de pelos, falta de sensibilidade ou caroços. A iniciativa visa lembrar o dia estadual de luta contra a hanseníase e sensibilizar a população para a prevenção da doença.
A hanseníase é uma doença que afeta a pele ou nervos periféricos. Ela causa manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou vermelhas e até caroços com alterações de sensibilidade á dor, frio, calor e tato. É transmitida de uma pessoa doente, que ainda não iniciou o tratamento, através da fala, tosse ou espirro. O tratamento é gratuito e fornecido pela unidade de saúde.
Segundo a técnica de vigilância epidemiológica, Iraneide Amorim, “Lagoa grande é um município endêmico e como no último sábado (06) foi comemorado o dia Estadual contra a hanseníase, escolhemos a Unidade básica do bairro Chafariz para diagnosticar a doença e orientar a população para prevenção da mesma”, relata.