[apex_slider corpus]
Durante todo o dia, fiéis católicos das Dioceses de Petrolina e Juazeiro prepararam o tapete da solenidade de Corpus Christi e adoraram a Jesus eucarístico. Em Petrolina na matriz Nossa Senhora Rainha dos Anjos, A celebração aconteceu às 17h, com procissão pelas ruas centrais do município.
Em Juazeiro, as comunidades Nossa Senhora das Grotas e Santo Afonso do Bairro Castelo Branco também se juntaram para a confecção do tapete. Ambas celebrarão missa às 19h30 e em seguida, os fiéis da paróquia realizam a procissão, encerrando com a benção do santíssimo.
Como surgiu a data:
A solenidade de “Corpus Christi’ (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho.
A origem da solenidade remonta ao século XIII. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270.
A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.