O município de Princesa Isabel, foi o primeiro do estado da Paraíba a esgotar todas as reservas hídricas dentro desse cenário da seca prolongada. Segundo os dirigentes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA), seccional de Patos, as bombas do reservatório que abastecia Princesa Isabel foram desligadas porque a água está abaixo do nível de bombeamento.
Ainda segundo a CAGEPA, os mais de vinte e um mil moradores da zona urbana e rural de Princesa Isabel vão ter que receber água de carros pipa. De acordo com dados da CAGEPA, o município de Sousa, também no sertão, e Campina Grande, na Borborema, serão as próximas cidades a entrarem em Colapso de abastecimento de água.
O colapso no abastecimento de água pelas águas do Jatobá II, já havia sido anunciado há dois meses, quando autoridades municipais e população foram alertadas sobre o baixo volume do principal manancial que abastece o município.
São 21 mil pessoas na zona urbana que ficarão que estão sem água em suas torneiras, pois segundo informações do Gerente Local da Cagepa, Gledson Nunes, o fornecimento foi suspenso pela incapacidade do motor em bombear as águas.
O alerta agora é para racionar a água armazenada nas residências, pois a seca que assola a região nordestina e que castigou a população princesense, não tem data para cessar.
Com o fornecimento de água suspenso pela Cagepa, Princesa Isabel deverá enfrentar sérios problemas, pois até os serviços básicos do município, como escolas, creches, PSF e hospitais, poderão ser prejudicados em seus atendimentos.