O município de Petrolina – PE poderá, muito em breve, figurar no mapa nacional como um polo de produção de artefatos em couro.
O pontapé inicial para a realização deste projeto, foi dado recentemente com a formatura de 75 alunos (4 turmas), do Curso de Artefatos em Couro, que já promete movimentar o mercado com o desenvolvimento de vários produtos, dentre eles, pastas, bolsas, cintos, maletas e carteiras.
O Curso gratuito para pessoas de baixa renda, que começou em março último, a partir de uma parceria entre o Sest Senat e a Prefeitura de Petrolina, com as aulas sendo ministradas na Escola Municipal do Couro, ganhou corpo com a participação também do Sebrae e do Senar, que vieram somar com a ideia, através de técnicas e noções de empreendedorismo e comercialização. Entre os alunos, artesãos do município além de estudantes e pessoas interessadas em novas oportunidades profissionais.
De acordo com a coordenadora de Promoção Social do Sest Senat Eva Sá, o resultado dos trabalhos dos primeiros alunos impressionou tanto, pela qualidade e o bom gosto, que os responsáveis pelo projeto resolveram expor as peças em um estande na 4ª Feincartes – Feira Internacional de Artesanato e Decoração, que vem movimentando a região com a participação de 300 artesãos de nove países e 15 estados brasileiros, no período de 1º a 10 de maio.
“È a primeira vez que estes novos talentos apresentam suas criações em público. São produtos bem elaborados, com técnicas de desenho de moda que chamam atenção dos visitantes da feira, muitos deles perguntando se os mesmos são trabalhos de profissionais com bastante tempo e experiência em couro. Um dos pontos que mais me impressionou foi a determinação das turmas em aprender”, resumiu Eva Sá.