Fatos históricos: Serra Talhada comemora 164 anos de emancipação política

0
4

serra

Neste dia 06 de maio Serra Talhada completou 164 anos de emancipação política. O Município que teve sua colonização por volta de 1.750, cresceu apoiado na agropecuária e comércio.

Desde o início prevaleceu sua vocação mercantilista, tanto que já possuiu a segunda maior feira do estado, Uma feira que teve início exatamente em 1.790 com a comercialização de produtos trazidos por tropeiros e outros viajantes. No início margeando os currais do então Capitão Agostinho Nunes Magalhães e pouco a pouco foram transformando a fazenda em povoado, daí a vila até que em 06 de maio de 1.851 elevou-se a cabeça de comarca e a categoria de Vila, com o nome Vila Bela, que ostentou ate 1.932, quando recebeu do então governador, Agamenom Magalhães, de volta o seu nome de origem Serra Talhada, uma alusão a Serra que margeia a cidade.

Desde a instalação como fazendo, que o município estava fadado ao sucesso. Sua localização estratégica e a vocação comercial transformaram a vila em centro de convergência, e atualmente, desponta como um dos principais polos de desenvolvimento de toda região.

Berço de políticos e personagens históricos de repercussão nacional e até internacional, como é o Caso de Virgolino Lampião e mesmo Agamenom Magalhães, Moacir Santos, Arnourd Rodrigues e tantos outros, Serra Talhada é berço de uma gente orgulhosa, que vibra com sua história e que carrega o orgulho de ser sertanejo.

São 164 muito bem vividos. E é fato que destacou-se e destaca-se entre as cidades da região, mas, é fato também que poderia ser ainda mais pujante, ser ainda bem mais desenvolvida, não fosse movimentos políticos de interesses pessoais que atrapalharam o deslanchar do município, que mesmo assim, impulsionado pela força da sua gente, vem conseguindo superar as adversidades e hoje, altaneira, apresenta-se como um pequena metrópole fincada nas margens do Pajeú.