A aprovação na sessão da última quinta-feira, dia 23, da Câmara de Vereadores do município, da implantação do piso nacional da categoria dos agentes de saúde e Endemias, foi sugerida através de uma demanda antig que o vereador Alvorlande Cruz, do PRTB, integrante da bancada do governo na Casa, intermediou e conquistou para os agentes. Alvorlande travou essa batalha numa luta conjunta com o colega de Câmara, o vereador Manoel da Acosape, do PHS que tem liderança entre os agentes.
“O importante é juntarmos forças. São mais de 500 pais de família que saíram gratos, felizes. O piso vai ajudar a melhorar a condição de vida dessas pessoas para que ajudem os filhos nos estudos e a crescerem na vida. Esse é um reconhecimento a essas pessoas que têm um grande serviço prestado a todos os petrolinenses”, avaliou Alvorlande.
Conforme o vereador Alvorlande Cruz, o poder executivo deve enviar um projeto de lei para que até o dia 15 de maio a proposta seja referendada pelos parlamentares petrolinenses. “A proposta é o município adotar o piso nacional dos agentes de saúde de R$ 1.014,00, mais as insalubridades e gratificações de meta da categoria. Uma vitória importante para esses profissionais que são relevantes para o município e têm grande serviço prestado a saúde de Petrolina. Com essa conquista, o trabalho só tende a melhorar”, ressaltou Alvorlande.
O vereador agradeceu ao prefeito Julio Lóssio, PMDB, pela habilidade que teve em atender a essa demanda que ele levou em nome de todos os agentes de saúde petrolinenses. Junto com o vereador Manoel da Acosape, Alvorlande participou ainda de várias reuniões com os secretários de Saúde, Planejamento e Orçamento e de Finanças da Prefeitura, para encontrar um caminho e assim o prefeito enxergar a viabilidade para a cidade implantar o piso nacional dos agentes de saúde.
“Algumas cidades já pagam o piso e Petrolina não poderia ficar fora, porque essa é uma cidade modelo. Nós reunimos com os secretários, encontramos uma saída e depois do levantamento técnico, o prefeito viu a viabilidade de implantar esse o piso dos agentes, atendendo a esse clamor antigo. Agora pedimos a eles que mostrem ainda mais a capacidade em trabalhar, em visitar as pessoas para melhorar ainda mais a saúde em nosso município”, assinalou o vereador Alvorlande Cruz.
O piso foi anunciado pela secretária municipal de Saúde, Lúcia Giesta, que compareceu à Câmara junto com seu corpo técnico da secretaria e do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Geraldo Júnior, para apresentar a novidade a um grande número de agentes e do público que se fizeram presentes à sessão. A pauta era justamente uma audiência pública sobe o assunto, proposta por Alvorlande Cruz e Manoel da Acosape.
Conforme a secretária, o prefeito Julio Lóssio, PMDB, a incumbiu de levar a notícia da implantação do piso dos agentes de Petrolina que passarão a ter o piso como salário base. A fala da secretária levou euforia aos agentes presentes na sessão que aplaudiram de pé Lúcia Giesta. Em Petrolina, 471 agentes de saúde e 126 agentes de endemias terão direito ao piso nacional da categoria.