Fiscais agropecuários se reúnem para discutir controle de moscas-das-frutas na área irrigada de Petrolina

Preocupados com a infestação de moscas-das-frutas nos perímetros irrigados de Petrolina, fiscais do Ministério da Agricultura (MAPA), ADAGRO, secretarias municipais, consultorias e produtores rurais se reúnem na tarde desta sexta-feira (10), a partir das 14, na Adagro de Petrolina, para planejar educação sanitária para esse ano.

A agenda integra um convênio celebrado entre a Secretaria de Agricultura de Pernambuco, através da ADAGRO com a Moscamed Brasil que realiza o monitoramento das áreas irrigadas no Vale do São Francisco informando o índice de infestação de moscas-das-frutas (MAD: Mosca-Armadilha-Dia), praga agrícola que ataca a fruticultura irrigada prejudicando a comercialização das frutas.

Um Painel Técnico é realizado periodicamente para discutir a situação das áreas produtoras de frutas. O painel está inserido no Plano Estadual de Controle de Moscas-das-Frutas (PEC-MF) implantado em 2014 pelo Governo de Pernambuco através da ADAGRO, nos perímetros irrigados Nilo Coelho, Maria Teresa, Bebedouro em Petrolina.

O programa é resultado das reivindicações de produtores do Vale do São Francisco junto ao Governo do Estado para o controle das pragas nas pequenas áreas. Em 2016 o plano foi estendido até o município de Lagoa Grande, há 52km de Petrolina.

Para coordenadora técnica do programa de monitoramento da Moscamed, Marijke Daamen, a situação é preocupante, pois já apresenta um índice MAD (Mosca-Armadilha-Dia) de 11,5 registrado na última semana de fevereiro.

Fechado para comentários

Veja também